Thonet Chair

19 11 2009

 

Michael Thonet fez experiençias com madeira laminada e obteve a patente do novo processo de arquear a madeira. Na sua empresa em Viena empenhou-se em arquear madeira sólida através do vapor e na sua produção em série. Surge deste processo a cadeira Nº 14, o modelo mais conhecido da sua firma. É uma das primeiras cadeiras a serem produzidas em série e em 1857/59 responde a uma encomenda para um café em Viena.

Thonet participa na Exposição Mundial de Londres em 1851, onde recebe uma medalha de ouro, e na exposição de Mundial de Paris de 1925, onde também exibe este modelo, no pavilhão “L’ésprit Nouveau” de Le Corbusier. O sucesso da firma deve-se sobretudo á adesão dos processos de fabrico em série e o modelo nº 14 torna-se num símbolo do design moderno, demonstrando, na época, que a máquina podia contribuir com sucesso para a produção dos objectos do dia-a-dia.

No ínicio do século, Josef Hoffman desenhava cadeiras de estilo Secessionista para a sua empresa e mais tarde, Marcel Breuer, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier, entre outros artista modernos, desenharam cadeiras com a mesma filosofia de construção em metal tubular.

Este modelo é um bom exemplo de simplificação. Nesta época as cadeiras eram feitas com muitas peças e geralmente eram muito trabalhadas, o que exigia muita mão-de-obra e muito material, ficando consequentemente muito caras.  Com este modelo Thonet foi muito inovador para época. Para conseguir dobrar a madeira impregnava-a de vapor, ficando esta mais flexível. Depois era colocada num molde, conservando a sua forma quando completamente seca. Construiu-a com 6 peças de madeira unidas com 6 parafusos. O assento era geralmente em palhinha.

Conseguiu assim um objecto funcional, ergonómico, para ser reproduzido em série, leve, barato e elegante. A sua beleza deve-se simplesmente ao método de fabricação. Ainda hoje continua a ser produzido este modelo.

Thonet prova que da correcta utilização das técnicas e dos materiais se pode atingir a beleza, sem ser necessário o recurso á arte aplicada.

 

THONET –  http://www.thonet.com/index2.htm

Anúncios

Acções

Information

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: