Mies van der Rohe . Barcelona Chair

24 11 2009

Cadeira Barcelona

“Este gracioso modelo de cadeirão remonta á data da encomenda do Pavilhão da Alemanha para a exposição universal de Barcelona, em 1929. Lugwig Mies van der Rohe projectou um edificio considerado emblemático da arquitectura moderna e criou uma estrutura poética de planos horizontais e verticais, constituídos por paredes de mármore e ónix, vidro pintado e colunas cromodas.  (o pavilhão foi demolido em 1930 e reconstruido pela Fundació Mies van der Rohe, de acordo com as especificações originais em 1983-86). Não tendo no seu portfólio mobiliário que considerasse para a utilização neste espaço amplo e ininterrupto, concebeu assim a cadeira Barcelona, de modo a não parecer demasiado grande nem a afectar a fluidez do espaço, para complementar o pavilhão. Dado que reis de Espanha deveriam ser aí recebidos, Mies estava determinado a produzir uma cadeira “importante, elegante e monumental”. Utilizou uma estrutura de tesousa – com duas pernas em aço cromado, curvas e elegantes, como caracteres chineses – onde cada lado era unido por uma barra transversal com pernas e toda a estrutura era soldada e limada á mão.  As barras de aço eram um material exclusivo na altura e as correias de couro, esticadas sobre a estrutura, escondiam inteligentemente os pernos. Apesar de os cadeirões serem de fabrico difícil, para não falar do seu custo, a Knoll começou a produzir a cadeira mas decidiu criar uma estrutura soldada singular inteira. Esta solução reduziu a necessidade de polimento e lixamento e, em 1964, o aço cromado foi substituido por aço inoxidável polido. No entanto, a estrutura esteve sempre visível; o princípio da suspensão vê-se através do assento flutuante. O cadeirão foi aperfeiçoado por Mies nos anos de 1950, para conferir maior elasticidade ao assento, referindo que “a cadeira  deveria abrir-se ao seu ocupante sob o peso do seu corpo. As costas deveriam inclinar-se e o assento afundar-se.” No pavilhão alemão, Mies colucou apenas duas cadeiras com almofadas em couro branco, cada uma com 40 painéis cosidos á mão – junto a uma parede de ónix cor mel, o que lhe conferia um ar de autoridade e as elevava imediatamente ao estaturo de tronos. O cadeirão Barcelona nunca se destinou á produção em série, mas tornou-se num objecto de culto devido ao seu designer, que o começou a utilizar nas áreas de repepção formais dos seus emblemáticos edifícios – o que explica porque o podemos ver ainda hoje em edifícios de escritórios.”

Design, 1000 Objectos de Culto, Volume 3

 

Cadeira Barcelona

Em venda na Knoll – http://www.knoll.com/knoll_home.jsp

Anúncios

Acções

Information

One response

25 11 2009
salodesigner

Parabéns…

tá FIXE…

continue assim nunca esquecendo da TEORIA do DESIGN

Salomão

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: